Certificação

[Lei Municipal 3227/90 de 23 de abril de 1990]
[Lei Municipal 4314/98 de 24 de junho de 1998]

A Certificação do sanduíche Bauru destina-se a salvaguardar a tradição, preservar a identidade e valorizar a iniciativa dos empresários do setor que buscam a qualidade na prestação de serviços e o comprometimento com a municipalidade. Cabe a certificação ao solicitante que em seu estabelecimento faz o uso da denominação do sanduíche considerando a receita o modo de preparo tradicional.

Desde sua criação, o sanduíche tem sido servido das mais variadas formas ou receitas, levando o nome do município pelo Brasil afora.

Considerando que o Sanduíche Bauru tem sua importância na identidade local e seja reconhecido pelos residentes e visitantes, os estabelecimentos que comercializam o produto receberão um certificado do COMTUR, assumindo compromisso com os seguintes princípios:

  • Garantir a tradição da receita, aproximando-se no máximo possível à receita tradicional que foi objeto de pedido de registro no IPHAN como propriedade imaterial;
  • Contribuir com o Conselho, no que lhe for proposto, no sentido de resgatar o sanduíche como patrimônio imaterial;
  • Garantir a qualidade do produto, tanto na questão dos ingredientes como na forma de atendimento aos clientes;
  • Participar das atividades para divulgação do produto, incentivando seu consumo;
  • Colaborar com o COMTUR na criação de um sistema que venha transformar o sanduíche em um produto do turismo no município;
  • Estabelecer canais permanentes de comunicação com partes interessadas, para o sucesso das políticas de certificação.