Processo de Certificação

O Programa de Certificação do Tradicional Sanduíche Bauru consiste na inscrição de estabelecimentos da cidade que produzem o tradicional sanduíche, através do selo “Bauru Tradicional: Estabelecimento Certificado”.

A certificação cabe ao solicitante que em seu estabelecimento faz o uso da denominação do sanduíche considerando a receita e o modo de preparo tradicional. Ao receber a certificação o estabelecimento assume o compromisso de garantir a tradição da receita, contribuir com o COMTUR no resgate cultural do sanduíche como patrimônio municipal, garantir a qualidade do produto e participar das atividades para sua divulgação, assim como incentivar seu consumo. O investimento para a certificação é um valor simbólico (preço da confecção da placa, adesivos e folder explicativo).

Para obter o certificado, o solicitante passa por uma etapa de cadastro e apresentação dos documentos do estabelecimento, segue formulário anexo. Outra etapa é a análise da documentação, visita técnica para avaliação, aprovação e entrega da certificação, que será publicada no Diário Oficial do Município.

O COMTUR se responsabiliza pelo monitoramento e ações preventivas e corretivas junto aos estabelecimentos certificados. As visitas pela comissão de monitoramento ocorrerão semestralmente e a renovação do cadastro será a cada dois anos.

Para obter o certificado, o solicitante passará pelas seguintes etapas:

  • Cadastro e documentação: a ficha cadastral para certificação do estabelecimento encontra-se no Anexo C, bem como deverá apresentar cópia dos seguintes documentos (cardápio; alvará)
  • Análise: A documentação será avaliada pela comissão própria de certificação do Sanduíche Bauru vinculada ao COMTUR.
  • Visita in locu: Será designada pela comissão própria de certificação do Sanduíche Bauru vinculada ao COMTUR.
  • Aprovação e validação: Será dada ao estabelecimento que atenda todos os requisitos supracitados.
  • Entrega do Certificado: Será por meio de resolução do COMTUR, a ser publicada em Diário Oficial.

Estrutura e responsabilidade

Ficará a cargo do COMTUR, por meio da comissão própria de certificação do tradicional sanduíche Bauru, o controle, a operação e a avaliação das solicitações e dos certificados.

Verificação Corretiva

Ficará a cargo do COMTUR, por meio da comissão própria de certificação do tradicional sanduíche Bauru, o monitoramento, as ações corretivas e preventivas e auditoria dos certificados.

Monitoramento e Auditoria do Sistema

  • Visita periódica: ocorrerá a cada seis meses;
  • Renovação do cadastro: ocorrerá a cada dois anos;
  • Satisfação do Consumidor: baseado em pesquisa de opinião pública solicitada pela comissão própria de certificação ou espontânea por meio de comunicação encaminhada ao COMTUR.

Não conformidade e ações corretivas

A não-conformidade caberá a uma ação corretiva, não sendo cumprida acarretará na perda do certificado.